Curso
de Pedagogia
RECREAÇÃO:
JOGOS E BRINCADEIRAS
Projeto:
Jogos Infantis
Tema:
Brincando e Aprendendo com Jogos
Professora
Drª: Márcia Ambrósio
Rodrigues Rezende
Alunos:
Ana Flávia, Eliane
Ferreira, Laura Lili,
Neide Almeida, Reginaldo Silva
Polo Alterosa
Abril
2013
INTRODUÇÃO
Os jogos praticados pelas crianças na sua
infância, não apresenta nenhuma equivalência com o jogo praticado pelos
adolescentes, adultos e idosos, pois ele não é uma simples recreação. Em geral,
pode-se afirmar que o adolescente joga porque deseja se auto-afirmar diante do
outro, o adulto joga para distrair (afastar-se da realidade), o idoso joga para
ocupar seu tempo vago, enquanto a criança, ao brincar ou jogar, sempre avança
para novas etapas de domínio do mundo que a cerca. É de grande importância que
o professor tenha de forma clara e objetiva, que fazer uso do jogo em suas
aulas requer a compreensão de que essa prática deve ser vista por ele como um
recurso privilegiado e relevante à sua intervenção educativa.
Os
jogos estão sempre presentes nas brincadeiras das crianças, e é um meio onde a
criança passa a desenvolver sua personalidade, quando a criança joga opera com
significado suas habilidades motoras, o que faz desenvolver sua vontade e ao
mesmo tempo torna-se consciente das suas decisões. Entretanto, os jogos e brincadeiras
sempre contribuíram e influenciaram a vida de uma criança fazendo com que ela
tenha capacidade motora em tudo que faz, dando a ela mais criatividade e muita
curiosidade em suas habilidades. E por meio das brincadeiras que as crianças se
envolvem no jogo e sentem a necessidade de interagir com as outras, ainda que
em postura de adversário, a parceria é um estabelecimento de relação. Esta
relação expõe as potencialidades dos participantes, afeta as emoções e põem a
prova às aptidões testando limites. Brincando e jogando a criança terá
oportunidade de desenvolver capacidades indispensáveis à sua vida adulta e futura
atuação profissional.
JUSTIFICATIVA
O projeto sobre jogos infantis tem a
finalidade de suprir as necessidades da falta de jogos em sala de aula e
incentivar os professores na criação de ambientes favoráveis à pratica de jogos,
enfatizando a importância dos mesmos na área educacional. Os jogos infantis
contribuem para a formação e desenvolvimento das habilidades dos alunos; afinal,
o jogo envolve confiança no outro para a superação de desafios e riscos. A construção
compartilhada na experiência lúdica capacita o grupo a transformar o desejado
em algo possível; sujeitos e grupos se fortalecem onde os objetivos comuns
deixam de serem ideias e tornam-se força propulsora de ações com poder maior de
realização, dessa experiência surgem as regras de convivência e de organização.
O jogo se constitui como espaço privilegiado de diálogo e interação, com ricas
possibilidades para administração dos conflitos. LOREZONI (2002) estabelece uma
diferença entre jogo e brincadeira, ele diz: “o jogo é uma brincadeira com
regras e a brincadeira, um jogo sem regras [...] o jogo se origina do brincar
ao mesmo tempo em que é o brincar”.
Neste
projeto destacaremos os jogos regionais e os jogos de tabuleiro. Entre eles
citamos: pique alto, pega-pega, pula-corda, peteca, esconde-esconde, o mestre
mandou, Maria viola, queimada, caça ao tesouro, vivo e morto etc. Os Jogos de
Tabuleiro: os jogos de memória; jogos de encaixe (quebra-cabeça), banco imobiliário,
imagem & ação, dama, xadrez, etc. Enfim, todos os jogos são importantes
para o desenvolvimento das crianças por isso abordaremos os jogos educativos em
geral, onde inclusive muitos são construídos pelos próprios educadores.
OBJETIVOS
GERAIS
Desenvolver
regras, critérios, coordenação motora, percepção visual, atenção e concentração
de forma prazerosa e lúdica.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Aprender o respeito pelas regras em relação às
atividades e ao grupo;
·
Desenvolver a coordenação motora, percepção
visual e concentração nas brincadeiras;
·
Estimular a socialização saudável em
decorrência dos jogos e brincadeiras;
· Experimentar a capacidade de movimentar-se de
maneira coordenada através dos jogos;
·
Sentir prazer ao realizar as brincadeiras;
·
Promover a socialização e o respeito mútuo
entre as crianças.
DURAÇÃO
DO PROJETO
02 semanas.
PUBLICO
ALVO: Alunos da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
METODOLOGIA
As brincadeiras com os jogos estão
sendo realizadas com os alunos das creches (educação infantil) e da Escola
Municipal (educação física), todas as observações estão sendo registradas
através de anotações e fotos. Ao final do projeto, construir-se-á um blog de
apresentação, para a divulgação do trabalho e troca de informações e atividades
didático-pedagógicas relevantes concernentes ao tema proposto. Vygotsky afirma
que a ludicidade desenvolve no aluno técnicas intelectuais e a formação das
relações sociais, pois, jogando e brincando o aluno aprende a conhecer e compreender
o mundo social que o rodeia.
Devido a globalização e a expansão de
conhecimento, é imprescindível o trabalho pedagógico dinâmico e atrativo para o
ensino moderno com os alunos. É necessário introduzir novos métodos, novos
caminhos para desenvolver as habilidades dos mesmos, e os jogos facilitam o
trabalho do professor e o ensino-aprendizagem dos educandos. Através das regras,
os jogos desenvolvem o raciocínio da criança. As regras e o procedimento devem
ser apresentados aos jogadores antes do inicio de cada jogo ou atividade, sendo
necessário esclarecer os limites de cada um deles. Segundo os PCNs,
um
aspecto relevante nos jogos é o desafio genuíno que eles provocam nos alunos,
que gera interesse e prazer. Por isso, é importante que os jogos façam parte da
cultura escolar, cabendo ao professor analisar e avaliar a potencialidade
educativa, dos diferentes jogos, e o aspecto curricular que se deseja
desenvolver. (BRASIL, 1997,48-49)
Apresentamos a seguir algumas ideias
de jogos praticados pelas crianças neste período de realização do projeto.
JOGOS REGIONAIS
Como
jogar: é preciso dividir o grupo em dois times. O jogador que
estiver com a bola deve arremessá-la tentando “queimar” acertar uma pessoa do
outro time. Quem for queimado sai do jogo. Vence a equipe que conseguir queimar
todo o time adversário primeiro. Este jogo desenvolve a noção
espacial-temporal.
Como
jogar: O jogo consiste em dois tipos de jogadores, os pegadores
(ou um único pegador) e os que devem evitar ser apanhados. Cada variante do
jogo possui uma forma diferente de se estabelecer como os demais serão pegos,
em geral por meio de um toque. Quem for tocado, automaticamente vira o pegador.
- Peteca[3]:
Jogo de qualidade física e Motora:
força, flexibilidade, velocidade, coordenação, resistência.
Como
jogar: Formar uma roda com pelo menos três
integrantes. Quem vai começar segura a peteca com uma mão e bate nela de baixo
para cima com a outra, lançando-a para um dos outros. Ao receber o brinquedo,
essa criança o rebate, passando adiante. Quando alguém deixa a peteca cair, sai
da brincadeira. Também é possível brincar sozinho, jogando a peteca para cima o
máximo que conseguir.
Como jogar: Pode ser brincada por três ou mais
crianças. Duas devem segurar as extremidades da corda, girando a mesma. Uma ou
mais crianças ficam no centro, pulando. Existem várias cantigas, e várias
formas de brincar de pular corda. As cantigas geralmente dizem aquilo que a
criança deve fazer. Exemplo de cantigas de pular corda:
“Um homem bateu em minha porta, e eu abri;
Senhoras e senhores pulem de num pé só;
Senhoras e senhores ponham a mão no chão;
Senhoras e senhores dêem uma rodadinha e vá para o olho
da rua.”
- Pique alto: Jogo de qualidade física:
força, agilidade e equilíbrio.
Como
jogar: Uma das crianças é escolhida para ser pegador e tem que
contar até dez enquanto as outras correm. Quando terminar de contar o pegador
sai correndo para tentar "boiar" (tocar com a mão) as outras
crianças. Quem for "boiado" (pego) vai ser o próximo pegador. Quem
estiver em um local alto ou encostado em uma parede não pode ser pego. Mas só
pode ficar no alto por pouco tempo. A criança deve ir levantando os braços
devagar. Quando os braços estiverem acima da cabeça tem que descer daquele
local.
Como
jogar: Primeiramente é decidido quem vai ser o “pegador”. O
critério de escolha fica a cargo daqueles que forem brincar. Este conta até 10
enquanto as outras crianças correm para se esconder. Após contar, o “pegador”
deve procurar os participantes. Quando achar alguém, deve dizer o nome de quem
pegou e onde estava escondido. O primeiro a ser pego será o pegador na próxima
rodada. A rodada acaba quando todos os participantes forem pegos. Se o
“pegador” não conseguir bater ninguém, ele contará novamente na próxima rodada.
- Amarelinha[4]: Jogo de habilidade motora: saltar com um e dois pés, arremessar,
equilibrar. O jogo consiste em pular
sobre um desenho riscado com giz no chão, o desenho apresenta quadrados ou
retângulos numerados de 1 a 10 e no topo o “céu”, em formato oval.
Como
jogar: Tira-se na “sorte” quem vai começar. Cada jogador, então, joga uma
pedrinha (ou saquinho de areia), inicialmente na casa de número 1 devendo
acertá-la em seus limites. Em seguida pula, em um pé só nas casas isoladas e
com os dois nas casas duplas, evitando a que contém a pedrinha. Chegando ao
céu, pisa com os dois pés e retorna pulando da mesma forma até as casas 2-3, de
onde o jogador precisa apanhar a pedrinha do chão sem perder o equilíbrio e
pular de volta ao ponto de partida. Não cometendo erros, joga-se a pedrinha na
casa 2 e sucessivas, repetindo todo processo. Se perder o equilíbrio, colocando
a mão no chão ou pisando fora dos limites das casas, o jogador passa a vez para
o próximo, retornando a jogar do ponto em que errou ao chegar a sua vez
novamente. Ganha o jogo quem primeiro alcançar o “céu”.
Como
jogar: um grupo de
crianças elege um “chefe” para dar uma sequência de ordens aos demais. Somente
duas palavras podem ser usadas: vivo ou morto. Quando o “chefe” falar “vivo”,
as crianças devem ficar de pé, e quando falar “morto”, as crianças devem
agachar. Quando uma criança errar a ação da palavra, deverá sair do grupo, quem
restar por último será o novo “chefe” da brincadeira.
- Telefone Sem fio: brincadeira que desenvolve a percepção auditiva e aquisição da linguagem.
Como brincar: forma-se uma roda ou
fila. Quanto mais pessoas mais engraçado será. Primeiro “inventa” escolhe uma
palavra secreta e a transmite para a pessoa que está atrás na fila, sem que os
outros ouçam a palavra. Esta mesma pessoa vai dizer a palavra ao próximo da
fila e assim sucessivamente até chegar o último. Quando a fila terminar, a
última pessoa que ouviu a palavra deverá dizer o que entendeu. Muita das vezes
a palavra é distorcida ao longo da fila, isso é o que torna engraçado a
brincadeira.
- Televisão Sem fio: brincadeira que desenvolve a percepção visual e aquisição da lingüística.
Como brincar: forma-se uma fila. Quanto mais
pessoas mais engraçado será. Primeiro “inventa” escolhe um sinal[5] secreto e o
transmite para a pessoa que está atrás na fila, sem que os outros vejam. Esta
mesma pessoa vai passar o sinal para o próximo da fila e assim sucessivamente
até chegar o último. Quando a fila terminar, a última pessoa que viu e recebeu
o sinal deverá sinalizar o que entendeu. Muita das vezes os parâmetros
fonológicos são distorcidos ao longo da fila e o sinal chega errado, isso é o
que torna engraçado a brincadeira.
OS JOGOS DE TABULEIRO[6]
Os jogos se materializam nas peças que
serão utilizadas na sua prática e estas podem ser feitas de diferentes tipos de
material como: plástico, madeira, papel, resina, acrílico, metal, etc. Os “jogos
de tabuleiro não são apenas uma alternativa de lazer. Sua prática incentiva a
capacidade de memória, ajudam a desenvolver o raciocínio lógico e abstrato.”
(WIKIPÉDIA).
- Jogo
de Damas[7]:
O jogo de damas tem por objetivo socializar e interagir sujeitos “adversários”
onde há de existir um vencedor e um perdedor. A interação pela dupla jogadora
faz da atividade um fim recreativo, além de ser um instrumento educacional.
Desenvolve a habilidade psicológica: atenção, percepção e raciocínio lógico.
Objetivo: Desenvolver estratégias de
memorização e estabelecer relações entre imagens e as línguas envolvidas
(português/Libras) e posição no tabuleiro.
Como jogar: o desafio é organizar as
cartas para, depois, conseguir localizar cada
uma delas e formar pares.
OUTROS
JOGOS EDUCATIVOS PRATICADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- Circuitos.
Como jogar: as crianças não podem sair de dentro da
linha, tem que obedecer a ordem da entrada e chegada, aquele que percorrer com
menos tempo vence o jogo.
- Salada de frutas (opção em Libras): Jogo de habilidade psicológica e aquisição linguística.
Objetivo: Desenvolver
a atenção e a concentração;
Recursos
do jogo: Caixa de papelão, gravuras e sinais de frutas.
Como
jogar: Coloque figuras de frutas dentro de uma caixa no centro
de um circulo. Cada criança deve retirar uma figura e dizer o nome em voz alta.
Comece a brincadeira dizendo: “Fui à feira e não encontrei maçã...” A criança
que está com a figura da maçã responde “a maçã esta aqui, a laranja que não está”;
a criança que está com a figura da laranja responde: “a laranja está aqui, a banana
que não está”; a criança com a figura da banana responde: “a banana está aqui...”
e assim sucessivamente até terminar as figuras. A criança que se esquecer de
apresentar sua fruta sai da brincadeira.
Como brincar: Dançar ao redor das cadeiras colocadas
em círculo com uma unidade a menos, relativo ao número de participantes. Sempre
que a música parar, todos devem procurar uma cadeira para se sentar. Aquele que
ficar de pé sai da brincadeira e o jogo recomeça com uma cadeira a menos.
São distribuídas várias tampinhas (de
garrafa pet coloridas) aos alunos. Cada tampinha recebe uma “marca” um número
que vale pontos. Faz-se uma tabela com os valores dos pontos. O objetivo é
acertar a boca do sapinho (feito com caixa de pepelão e papel EVA) na distância
demarcada fazer mais pontos, aquele que conseguir acertar, pontuar, mais
tampinhas vence o jogo.
- Boliche[8]:
Jogo de habilidade
Motora: Desenvolve percepção visual e concentração. Feito de material reciclável. As peças
poderão ser feitas de garrafas pet, litros de amaciantes/desinfetantes, caixas
de leite, litros de iogurte ou recortes de cartolina ou EVA. Para estabilizar
as garrafas e/ou as caixinhas coloca-se areia, decorar com fita adesiva ou
colagem de EVA. As crianças jogam a bola para derrubar as caixinhas, quem
derrubar mais vence o jogo.
- Jogos de Enfiagem: Brincadeira que desenvolve habilidade motora e concentração. Material
reciclável (latas e canudinhos ou barbante): Furar a tampa das latas (plástico, achocolatados ou de leite) ou papelão, cortar os canudinhos do tamanho das
latas, deixar que as crianças introduzam os canudinhos nos furos e os retirem
etc..
- Vai e vem: Jogo de habilidade Motora: Desenvolve agilidade, concentração
e a paciência, além do ritmo individual ao coletivo. Feito de
material reciclável (garrafa pet) e barbantes. O brinquedo é formado por uma “bola” de
plástico oval com abertura no centro, por onde passam duas cordas de nylon ou
barbante. Nas extremidades de cada corda ficam as alças que cada jogador segura
e usa para movimentar a bola. A brincadeira é mover a bola de um lado para o outro, num constante
vai e vem.
- Dominó[9]
de figuras (em Libras): Desenvolve habilidades mentais, raciocínio lógico e
aritmético, estimula a aquisição linguística através de associações das figuras,
a vida social e a atividade construtivista.
Como
jogar: Distribui-se figuras (blocos) entre as crianças, onde estas devem encontrar
os pares iguais respectivos. A criança que conseguir livrar-se das peças
primeiro é que vence o jogo.
Objetivo:
Trabalhar jogo de
construção, equilíbrio e jogo simbólico, cores, relações, espaço temporal,
tamanhos e formas. Deixar as crianças brincar livremente e depois determinar as
disposições dos acrobatas através dos cartões das cores.
Atualmente,
grande parte dos jogos infantis como: queimada, jogo de pião, pedrinhas,
amarelinha, dança da cadeira, salada de frutas, esconde-esconde, morto-vivo
entre outros, que encantavam e faziam parte do cotidiano de várias gerações de
crianças, estão desaparecendo devido à influência tecnológica - que por outro lado
são essenciais à sociedade - as redes sociais e os jogos virtuais. Os modernos
e tecnológicos entretenimentos, jogos de videogame de ultima geração, além das
transformações do ambiente urbano, têm “substituído” as ruas e as calçadas, o
“palco” das grandes e inesquecíveis brincadeiras. Esses espaços, já não são utilizados
de forma lúdica, mesmo porque houve um grande aumento urbano e por conseguinte
o fluxo de automóveis duplicou. Destarte, é necessário resgatar os jogos
tradicionais na educação e socialização da infância, pois, brincando e jogando,
a criança estabelece vínculos sociais, ajusta-se ao ambiente em que está
inserido e aceita a participação de outras crianças com os mesmos direitos,
vontades e formas peculiares de ser.
Com esses tipos de jogos e brincadeiras as crianças aprendem a
equilibrar os conceitos de ganhar e perder. Na experiência lúdica, a criança,
assim como o adulto, cultiva a fantasia, vivencia a amizade e a solidariedade, momento
este de socialização indescritível. Às crianças surdas “o lúdico se torna a
esfera propícia para a compreensão sobre o papel da língua de sinais na relação
entre cognição, linguagem e imaginação.” (SILVA, 2002, p. 109) Afinal brincar é também raciocinar, descobrir,
persistir e perseverar. Brincar é viver criativa e constantemente no mundo.
REFERENCIAS
ANTIGAS
BRINCADEIRAS. Peteca. Disponível em:
https://sites.google.com/site/antigasbrincadeirasinfantis/brincadeiras-antigas/pete
. Acesso em: 01.04.2013.
ARTIGONAL. O papel dos jogos e brincadeiras na Educação
física. Disponível em: http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/o-papel-dos-jogos-e-brincadeiras-na-educacao-fisica-escolar.
_____. A Importância dos jogos para o
desenvolvimento psicológico da criança. Disponível em: http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/a-importancia-dos-jogos-para-o-desenvolvimento-psicologico-da-crianca.
BRASIL,
Ministério da Educação e do Desporto e Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. 142p.
BRITO, Lucinda
Ferreira. Estrutura Línguítica da
Libras. In A Língua brasileira de sinais. Disponível em: http://www.artelibras.com.br/ewadmin/download/Gramatica_da_Libras.pdf
CEV. A Contribuição cultural dos jogos em âmbito
escolar. Disponível em: http://cev.org.br/biblioteca/a-contribuicao-cultural-dos-jogos-ambito-escolar.
COLÉGIO SHALON. Queimada. Disponível em: http://colegioshalon2010.blogspot.com.br/2011/05/origem-do-jogo-de-queimada-boleado.html.
Acesso em 01.04.2013.
FREIRE, J.B. Educação
de corpo inteiro. São Paulo: Scipione, 1992.
HIEROPHANT. A história do jogo de damas. Disponível
em: http://www.hierophant.com.br/arcano/posts/view/Kamalaksi/36
HISTÓRIA. Qual é a origem do dominó? Disponível em:
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-ea-origem-do-domino
KISHIMOTO, T.
M. O jogo e a educação infantil. São
Paulo; pioneira, 1992.
SILVA, Daniele
Nunes Henrique. Como brincam as crianças
surdas. – São Paulo: Plexus Editora, 2002.
PORTAL SÃO FRANCISCO. Origem do boliche. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/boliche/boliche.php
VYGOTSKY, L. S.
(1979) – Pensamento e linguagem. Lisboa: Edições Antídoto.
WIKIPEDIA. Amarelinha. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amarelinha.
_____. Jogo de Tabuleiro. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_de_tabuleiro
_____. Pega-pega. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pega-pega
Acesso em 01.04.2013.
FOTOS:
CEMEI.
Fanny Nogueira. Escola Municipal. Estágio Supervisionado.
Google Imagens:
[1] História da Queimada Talvez o Egito não seja lá uma
força nos esportes com bola, mas o uso delas em práticas recreativas e
esportivas vem de muito longe. Algumas referências datam da 11ª dinastia (2130-1983
a.C.). No Egito antigo a bola não era confeccionada como hoje em dia. Elas eram
sólidas, feitas de couro, junco e outros materiais. (Colégio Shalon).
[2] O pega-pega (português
brasileiro) ou apanhada (português europeu) (Wikipédia).
[3] O jogo com petecas é de origem
indígena, e desde antes do descobrimento do Brasil já era um jogo muito
praticado pelos índios. O nome peteca é de origem Tupi (pe’teca – bater com a
mão). Em todas as festas e rituais das tribos indígenas, a peteca estava
presente. (Antigas Brincadeiras).
[4] Do francês marelle, que por adaptação
popular ganhou a associação com amarelo e o sufixo diminutivo. É
conhecida por diversos nomes: Em Portugal há outras variações: jogo da
macaca, jogar ou saltar à macaca (no norte), e ainda jogo-do-homem
e pé-coxinho. No Brasil, Rio de Janeiro pode ser ainda academia
ou cademia e marelinha. Na Bahia e no Pará, diz-se pular
macaco ou macaca, semelhante a Portugal. (WIKIPEDIA).
[5] O termo “sinal” aqui referido é
o léxico utilizado na Libras, que “é dotada de uma gramática constituída a
partir de elementos constitutivos das palavras ou itens lexicais e de um léxico
(o conjunto das palavras da língua) que se estruturam a partir de mecanismos
morfológicos, sintáticos e semânticos que apresentam especificidade, mas seguem
também princípios básicos gerais” (BRITO, p.5).
[6] Existem registros de jogos de tabuleiro há cerca de 5000 anos em
civilizações como Egito e Mesopotâmia. Apesar de ser difícil datar qual
foi ou quais foram os primeiros jogos da humanidade, o jogo Mancala se apresenta
como um dos mais antigos, com mais de 7 mil anos de existência. Foram muito
populares na Grécia e em Roma de onde se espalharam por toda Europa e depois
para a América. (WIKIPEDIA)
[7] O Jogo de Damas nasceu entre
2000 e 1500 AC, quando os africanos criaram a promoção (Dama). Os Faraós
do Egito jogaram este jogo por volta de 3.500 anos atrás. De acordo com o
filósofo Platão, a Grécia emprestou os jogos de tabuleiros do Egito. Junto com
estes jogos, estava o Jogo de Damas. (HIEROPHANT)
[8] Origem da palavra Boliche...
trata-se de um espanholismo, Boliche (1599) rede, pequena rede de pesca, do
catalão bolitx, ligado ao grego bolídion... Uma das versões correntes quanto ao
aparecimento do jogo que se transformou em esporte relata que um arqueólogo
inglês encontrou na década de 1930, uma tumba de 3.200 a.C. de uma criança
egípcia com pinos e bolas que poderiam ser de um jogo, talvez até um tipo de
boliche primitivo. (PORTAL SÃO FRANCISCO).
excelente post para nos inspirar em um projeto de nosso colégio objetivo zona norte SP
ResponderExcluirVocês estão de parabéns
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